Tags:

Gelo

Comentar

África África do Sul

Eis que quando pensamos ter visto de tudo, há sempre margem para a surpresa. Mesmo que em pequenos gestos do dia-a-dia. Tínhamos voltado ao elegante Balducci (restaurante italiano no turístico, mas cativante Waterfront) para novo suculento jantar. Decido atacar, novamente, uma pasta com frutos do mar. Uma delícia. Mesmo! Obviamente, até porque é picante, só poderia ser regada por um bom vinho local. O pedido é feito – “mas tem de ser geladinho”, vincámos – e, acreditem, o “desconto” nos nossos bolsos não é pequeno. Mas há momentos que merecem cada rand. À patrão, satisfeitos por ter vencido mais um dia de desafios vários no trabalho, vamos a fazer o brinde e… o vinho não está mais do que simples e desconsoladoramente fresquito. Entramos em pânico. Justifica-se.
O problema é que a simpatia de Bo nos desarma quanto a qualquer eventual protesto. Então, verdeiros gentlemen lusos, ainda pedimos gelo, para refrescar consideravelmente o resto do néctar ainda na garrafa. Minimizar o prejuízo, claro está. Minutos depois, eis que somos novamente surpreendidos pela sorridente BO, que nos deixa, por breves momento, sem reação.
Em vez de nos trazer o frapé repleto de água em estado cubicamente sólido, traz um copo de caipirinha repleto de cubos de gelo. Pois…
Querida BO, no curso de etiqueta não te ensinaram que em Portugal somos uns esquezitinhos de primeira e não misturámos (sólida ou líquida) o mais precioso dos néctares?

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul e na Rússia ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code