África ‘Europeia’

Comentar

África Namíbia

É aqui que penso, múltiplas vezes, como Portugal roça o terceiro mundo quando comparado com alguns países, mesmo africanos.
A Namíbia é um caso de sucesso neste Continente. Uma economia próspera, uma sociedade bem organizada, com uma capital evoluída, limpa, sem tensões étnicas ou sociais visíveis. Com bons restaurantes, gente simpática, lojas de qualidade, uma rede de transportes que parece funcionar, claramente um bom exemplo em África. Um aeroporto internacional distante da cidade (devido a questões ‘montanhosas’) e um privado junto ao seu tecido urbano.
“Médicos do melhor que há, um excelente sistema de ensino, respeito e interajuda inter-racial, quase total ausência de corrupção, imensas belezas naturais, calmo ritmo de vida. Múltiplas oportunidades de negócios. Um país onde alguém com valor e com vontade de trabalhar vencerá. Por isso estou aqui há 35 anos e não penso voltar”, resume Alfredo Pimenta, Cônsul Honorário de Portugal.
Ao turista acabado de chegar não é difícil acreditar nestas experientes palavras, pois o dia-a-dia encarrega-se de nos mostrar o seu acerto. Vejo muitas coisas que me agradam, mas sei que ficam ainda muitas mais por saborear. Daí a que estou pronto para abrir uma exceção e voltar a este belo país antes de completar uma sonhada, fantasiada, desejada e varias outras coisas acabadas em “ada” volta ao planeta.

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code