Gonçalo Cadilhe, o fim de uma aventura

Comentar

África Namíbia

Quando regressamos de Swakopmund e Walvis Bay, onde nos deliciámos com as dunas do Namibe, a noite vai já avançada e não há muitos lugares para jantar.
Windhoek é uma cidade muito bem organizada, simpática e com alguns restaurantes de culto e assim surge a ideia do Portuga, um espaço com fama – por nós comprovada – de boa comida.
Ao descer os quatro degraus da estrada para a entrada do restaurante, três donzelas cortam na casaca a alguém. E coram com a nossa saudação na língua que nos une.
Segundos depois, percebemos que se trata de um grupo ‘aventura’ na Namíbia, liderado por Gonçalo Cadilhe, o homem que tem aberto horizontes e fronteiras a muitos leitores que seguem com agrado as suas invejadas viagens pelo mundo. Estamos em 2010.
Ficámos na nossa – dadas as famintas circunstâncias, não trocaria aquele vinho e moelas por nada – mas é possível constatar que quando desconhecidos se juntam para uma aventura em comum nem sempre as coisas correm de feição. Era o jantar de despedida do grupo. Sente-se boa disposição e já um certo ar de saudade. Aprecio o facto do grupo incluir turistas (para ser viajante, é preciso bem mais do que pagar um programa) de terceira idade.
Ao que é possível apurar nos quatro dias em Windhoek, são cada vez mais os portugueses que se enamoram pela Namíbia. Seja para viver ou simplesmente para explorar os seus múltiplos pontos de interesse.

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code