40 Minutos

Comentar

Aeroportos Europa Noruega

O tempo suficiente para estragar umas férias. O primeiro teste à ousadia de mudar de avião em Helsínquia em apenas 40 minutos. Não soa muito razoável – e não é – mas foi a opção (in)conscientemente tomada.
Lisboa – Oslo – Helsínquia – Deli era o plano. Para minorar os prováveis danos, tentamos em Oslo fazer o check in de Helsínquia (estranho, pois as malas foram logo despachadas de Lisboa para o destino final).

Percebemos que o embarque começaria connosco ainda no ar. Não ia ser fácil. Não foi.
17:15, hora de levantar voo, e ainda nem sequer tínhamos embarcado. Pois, está mesmo a complicar… encolhemos ombros. Não estava nas nossas mãos.
Depois de ser “regado” com anticongelante verde, o avião da Finnair lá rasga os céus nórdicos. A paisagem deslumbrante que está sob o nosso olhar distrai-nos. Neve em abundância, que experimentamos no rosto ainda em Oslo, saindo do aeroporto.
Hora de fazer um pedido especial à hospedeira. Contar o nosso problema, saber se esperam por nós. Tentar sentar-nos em executiva na hora de aterrar, para sermos os primeiros a sair.
Subitamente, o comandante entre em cena. Fala com os passageiros. Muita gente com voos de ligação. 20 dos passageiros seguem para Deli. Salvos pelos turistas noruegueses! Graciosamente, agrademos. Já no chão, voar “tão rápido quanto humanamente possível para a porta de embarque” (palavras do comandante) foi o mote. Desta já nos livramos…

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code