Deco (sim, o futebolista)

Comentar

Ásia Nepal

Tinha pinta de ser hábil com as palavras. Garantiu-nos que se destacava igualmente com a bola nos pés. Por isso, na sua aldeia, onde todos os jovens jogam futebol diariamente ao fim do dia, é conhecido por Deco. “Sabem quem é, certo?”.
Sorrimos. Acenámos com a cabeça.
Ao saber que éramos portugueses e, por motivos profissionais, conhecíamos pessoalmente, o seu ídolo, Deco não mais nos largou nesse inesquecível jantar à luz de velas. Aqui, a energia também chega a conta gotas…
Deco e os seus jovens quatro amigos são tibetanos. Refugiados no Nepal. “Aqui a vida é complicada. No Nepal não nos concedem a cidadania, pelo que temos ainda mais dificuldade em arranjar emprego”.
A responsabilidade é atribuída ao opressor chinês. “Mao Tse Tung chegou em 1959 com o pretexto de nos ajudar. Construir estradas e outras infra-estruturas no Nepal. Depois invadiu o país. Aniquilou uma nação, que se fragmentou e abandonou a sua pátria como pôde. Os chineses nunca nos deram paz. E continuam a fazê-lo. O Nepal, politicamente muito instável, depende economicamente da sua influência. Por isso segue as suas instruções e até aqui somos marginalizados. Não temos direitos”.
Deco e os seus amigos estão em Dhampus para vender artesanato. Uma oportunidade rara de equilibrar as finanças da família. “É a única forma de tentarmos fazer algum dinheiro”.
Nada nos tentaram vender.

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul e na Rússia ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code