Folclore e Religião

Comentar

Ásia Nepal

Claramente contra-ciclo, descemos a montanha por milhares de degraus em pedra, surpreendentemente organizados. Um caminho delicioso. O Piódão em pleno Nepal.
Gente feliz, transportada pela ilusão de um acontecimento único. Largas dezenas, com a melhor roupa, escala dificuldades com a mente fixa na festa.

Um inquérito breve e foi possível ver que sobrava quem tinha abandonado a respectiva aldeia ainda o sol não tinha despertado para aproveitar Dhampus ao máximo. Frequentemente, fomos questionados se tínhamos gostado da experiência. O olhar expectante dos nossos interlocutores não nos permitia outra resposta senão um claro SIM. Acima de tudo, porque era essa a verdade.

Um alucinado personagem cinquentão segui-nos até ver satisfeito o seu desejo de o filmarmos e fotografarmos. Quando a nossa atenção finalmente se focou nele, começou com um sortido de hilariantes palhaçadas. Não nos contivemos e isso estimulou ainda mais a sua fantasia.

Já de regresso a Phedi, um breve cumprimento às nossas amigas das barraquinha-restaurante e mini-bus apinhado – até com cabras – até sairmos a meio do percurso para Pokhara para visitar um dos campos de refugiados tibetanos no Nepal.

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code