Tags:

GUILTY!!

Europa Portugal

Todos os motivos são bons para uma viagem. Excelentes, atrevo-me. Ainda assim, nunca imaginei que um leve e quase impercetível sentimento de CULPA me fizesse voar nesta altura. Até ao outro lado do Atlântico.

Desde tempos imemoriais, José Luís fala da Costa Rica. É lá que vai viver um dia. Parece-me fantástico. Nada como ter um teto amigo num país de sonho, certo? Esta sua ilusão foi sendo adiada por motivos vários e eu – insensível de um raio – a pressionar para que se concretizasse o quanto antes.

Pois bem, este companheiro de uma década de viagens (Carlos, ainda não te perdoamos por falhares esta) decidiu que 2011 era o “timming” perfeito. Perfeitamente de acordo!

Ainda assim, Zé Luís falou-me da “dor de barriga” que esta decisão lhe estava provocar. Deixar família. Amigos. Começar tudo de novo. Em terra “estranha”… Não é fácil. Senti que tinha obrigação – incluindo moral – de a minorar. E foi assim que surgiu o desafio da Colômbia.

– Zé, não te levo à Costa Rica, mas vamos até à Colômbia. Deixo-te perto do “bairro”. Eu voltarei a casa e tu sobes um pouco. Visito-te em novembro. Parece-te bem?

Repto lançado. Desafio aceite. Em menos de 15 segundos. E assim, às três pancadas, nasceu esta viagem. Que, certamente, será épica.

Em alguns meses, lá verei como se está a safar o Zé Luís na Costa Rica, aquele paraíso natural…
.

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?