O Perigo é Querer Ficar

América do Sul Colômbia

Incauto. Este foi o nome mais simpático que ouvi daqueles que preferiam que escolhesse outro destino. “Pelos múltiplos perigos”, justificam. Para muitos, está profundamente enraizada a ideia de que a formosa Colômbia está tão pejada de traficantes de droga e raptores com o Irão de terroristas. Errado. E errado. Adiante…
Alem das FARC, dos cartéis de droga e do defunto Pablo Escobar – tudo gente boa, que tem dilacerado o país nas últimas décadas  -, recordamos que há outros que colocaram a Colômbia no mapa internacional. Por outros motivos. Mais nobres. Gabriel Garcia Marquez. Shakira e Juanes. Fernando Botero. Todos nasceram neste exótico destino igualmente famoso pelo singular café, gente hospitaleira e de sorriso fácil, paisagens deslumbrantes…Deixo para outra altura os adjetivos sobre as costas caribenha e pacífica… ou os misteriosos recantos das portas da amazónia.
Aterramos sem planos. Nem pretensões. A vaga ideia de meia dúzia de locais que queremos visitar. É o suficiente. Ponto. Deixaremos que o vento nos leve. Que as gentes, sorte e o acaso ditem as nossas experiências. Que a liberdade nos preencha a alma e grave na pele memórias eternas. .

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?