Tags:

Maus lençóis

América do Sul Colômbia

Joropo? Bambuco? Vallenato? Mapale??? Não, não estamos grogues. Nem falamos de gastronomia. Se referirmos a cumbia, talvez alguns já cheguem lá. Falamos, evidentemente, da riqueza colombiana no que toca a danças primitivas.
Pois bem, depois de termos brilhado com um arroz de marisco ao nosso estilo – com o picante no ponto e, desta vez, regado a vinho colombiano – Chela não nos quis deixar partir à exploração do seu país sem aprendermos alguns passos da riqueza e diversidade cultural da Colômbia.
Após novo faustoso repasto, a música começou a desfilar em cadência cada vez mais vibrante. Eu e o Zé Luís fomo-nos revezando na vã tentativa de acompanhar a arte da caribenha.
Chela vive precisamente da dança. O entusiasmo e o descontrolado humor – ok, o vinho talvez tenha contribuído um pouco – deixaram marcas. Pela primeira vez desde que vive neste condomínio privado, a nossa inigualável anfitriã recebeu uma chamada do zelador.
“Há vizinhos a queixar-se de barulho… o que estão a fazer?”

(FOTO: Chela e Zé Luís em grande estilo).

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?