25!!

América do Sul Colômbia

Afinal, o balanço final cifrou-se em 25. V I N T E e C I N C OOOO horas em viagem!! Simpático. Mas a promessa de não repetir.
No derradeiro trajeto, destacou-se a mania do motorista. Ar condicionado a bombar. Mesmo com toda a gente a bater o dente. Creio que fomos os únicos desprevenidos. E a queixar-nos. Por que raio não levamos mantas para o autocarro?? Só mesmo uns portugueses para não pensar nisso…
Alternadamente, a meio da noite, pedimos-lhe para nos poupar ao frio glacial. Assim o fazia. Com sorriso sincero. Apenas 15 minutos depois, voltava tudo ao mesmo. Frustrante.
A imponente e perigosa montanha entre San Gil e Bucaramanga deu lugar às vastas planícies do norte. Aproximava-nos do mundo que inspirou Gabriel Garcia Marquez. Estas paisagens e o contacto com as gentes locais fazem-nos entender bem melhor alguns detalhes das suas deliciosas histórias.
Chegados ao terminal de bus, táxi a voar para o hostel na zona histórica de Santa Marta. Pousar as coisas e procurar avidamente as águas caribeñas… haverá melhor banho?.

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?