Tags:

ÉDEN

América do Sul Colômbia

Chegou envolto em folha de plátano. Com um pauzinho a fazer de botão. Abri a surpresa. Limas e abacate a enfeitar. E uma panóplia de saborosíssimos “bichinhos”. Como nunca vi em arroz de marisco. A lima cumpriu a missão. Um gole no sumo de manga natural e… ataquei!
Fechei os olhos. Abri. Voltei a cerra-los. Sim, é verdade. Um dos melhores momentos desta jornada.
A cabana – digo, o restaurante tropical – albergava espaçosas 15 mesas de quatro. O telhado em folhas de palmeira desmaiava serenamente para a terra. Não o suficiente para apagar do nosso olhar os sucessivos raios, trovões que, invariavelmente, adormeciam eternamente no mar.
A música caribenha era calma. Suave. O calor apertava, não a ponto de esmagar.
O José Luís estava igualmente mudo. Um bom filete de peixe novamente misturado com delicioso arroz de coco. Um saboroso molho de tomate à parte. E uma saladinha tropical.
À nossa volta, tudo breu. Apenas o som das ondas que nos chamavam a escassos metros de distância. E pirilampos, em sensuais danças de acasalamento. Presumimos 🙂
Daqui a pouco é hora de voltar para a “hamaca” onde dormiremos. Ao relento. O cenário assim o exige. A noite promete…(imperdoável não haver fotos do jantar…).

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?