Karla & Lethi

América do Sul Colômbia

Chegar a Manizales perto da meia-noite e sem reserva de estadia não é das opções mais inteligentes. Mas, mais uma vez, a sorte protegeu-nos. O Fernando logo nos deixou à vontade. Instalamo-nos. Bebíamos um chá quando uma dupla, que se revelaria infernal, regressou ao hostel. Karla e Lethi. Irmãs. Costa-riquenhas. Fernando teve muito com que se entreter com elas. Explicando-lhes tudo sobre a região. Mais tarde, tiraríamos proveito dessas informações.
Deitamo-nos quase ao mesmo tempo. Karla no beliche rasteiro, Lethi por cima e José Luís, dominador, no terceiro piso. Eu, em frente a eles, quase ao nível do chão.
O nosso dia madrugou como raras vezes. Acordou, contra nossa vontade, pouco depois das 05:30. Não estava nos planos. Duas miúdas que partilhavam o mesmo espaço connosco… sem palha no ninho. E não sabiam estar caladas.
Pequeno-almoço não tardou madrugador. Lethi, gentil, traz-nos chá e os pratos. Gesto bem amável. Mando “boca” humorística oportuna ao Zé Luís sobre a matéria. Risada geral. Gelo imediatamente quebrado. Foi assim que tudo começou… doses de humor como nunca visto..

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?