ISTAMBUL

Comentar

Médio Oriente Turquia

Bizâncio, Constantinopla… Istambul. Três e uma só. Única na arte de juntar o melhor de dois Mundos, pois mereceu os favores inerentes a ter sido capital tanto do Império Romano do Oriente, como do Otomano. Conheceu, por isso, imperadores, sultões, califas…

Confirma a predominância muçulmana, mas cresce recentemente o número de laicos (não crentes), enquanto cristãos e judeus são em número residual na capital cultural, industrial, comercial e universitária do país: Ancara é a administrativa e política. Istambul é a sede da igreja Ortodoxa.

O Estreito do Bósforo e o norte do Mar de Mármara separam a Ásia da Europa. Na única cidade do planeta que ocupa dois Continentes – Património Mundial da UNESCO desde 1985 -, ficarei instalado em lugar com vista privilegiada para esse lugar mágico…

Istambul é em tudo diferente. Tem dois ou três centros. O mais antigo, do núcleo das antigas Bizâncio e Constantinopla, corresponde ao distrito de Fatih, onde repousarei, a sul do Corno de Ouro.

Beyoglu, onde ficava o antigo bairro europeu medieval de Gálata, fica a Norte. O centro da parte asiática tem contornos menos precisos, e ocupa parte dos distritos de Uskudar e Kadikoy.

É apontada como a quinta maior cidade do Mundo. É a grande metrópole da Turquia e não há cidade Europeia que chegue aos seus mais de 13 milhões de habitantes…

Esta cidade global de grande importância estratégica transpira beleza e história, polvilhada em inúmeros monumentos que mesclam o melhor do Ocidente e Oriente. A vida intensa nas ruas, os odores e sabores prometem viciar-me…

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code