Tags:

Desafio BORNFREEE: Pico, Faial e Terceira (8-13 junho)

2 Replies

NOTÍCIAS

azores-4Depois de em 2015 o grupo Bornfreee se ter perdido de amores por S. Miguel, inevitável o desejo indomável de explorar o resto do idílico arquipélago dos Açores. Vens connosco?
O que agora te proponho é um misto de experiências que colocarão as ilhas do Pico, Terceira e Faial entre teus lugares favoritos no planeta. Além de nos enamorarmos pelas suas gentes e intensidade das cores da paisagem, navegaremos com baleias, desafiaremos o Pico (ponto mais alto de Portugal), saborearemos gin no mítico Peter’s na Horta, ‘curtiremos’ Património Mundial da UNESCO em Angra do Heroísmo e nas vinhas basálticas. Caminharemos ainda em veredas paradisíacas, mergulharemos no Atlântico, apreciaremos arquitetura histórica, partilharemos com as vaquinhas prados de verdes a perder de vista. Provaremos licores locais, exploraremos vielas e pequenas pracetas, faremos piquenique, abusaremos de miradouros, abraçaremos estranhos, ficaremos inebriados pelo odor das hortênsias…. Gostas de fotografia? Aprecias escrita? Não vejo melhor cenário para explorares essas qualidades…

Eis os principais desafios:

ILHA TERCEIRA

Sicht vom Obelisken auf Stadt und Hafenbucht mit Monte BrasilAngra do Heroísmo é Património Mundial da UNESCO desde 1983. Uma cidade de cunho senhorial, com grande valor histórico-cultural, e cujo traçado urbanístico provém do séc. XVI, com casario dos sécs. XVII e XVIII. Deambularemos por esta pérola na qual encontraremos, entre outros edifícios, a Sé Catedral, de arquitetura filipina, e a Igreja da Nossa Sra. da Conceição, de estilo barroco.
O Jardim Duque da Terceira, jardim botânico no centro urbano, possui variadas espécies exóticas. No cimo do jardim, o tanque do preto também merece ser visitado. Vamos espreitar? Uma bonita e singular escadaria em pedra leva até ao Alto da

Praia da Vitória.Terceira, Azores islands, Portugal

Memória, monumento construído em homenagem aos Descobrimentos: a melhor vista sobre a cidade de Angra do Heroísmo e a sua baía, bem como do Forte de São Sebastião, Fortaleza de São João Baptista e Monte Brasil. O antigo Colégio dos Jesuítas foi adaptado a residência (palácio) dos Capitães-Generais a partir de 1776, recebendo, ao longo dos tempos, um valioso recheio em mobiliário, telas e outras obras de arte. O Castelo de São João Baptista é imponente fortaleza e o Castelo de São Sebastião, sobranceiro ao Porto de Pipas, também merece ser apreciado. Os miradouros da Serra do Cume, com elevado interesse paisagístico, com vista para a ‘Manta de Retalhos’, e o da Serra do Facho, oferecem vista panorâmica sobre a cidade da Praia da Vitória, baía e porto oceânico. Vamos lá?

ILHA DO PICO

madalenaA Ilha do Pico é uma das mais cativantes das nove que compõem este idílico arquipélago. Na escarpa volumosa e altiva de um marco natural incontornável, temos paisagens deslumbrantes, Património Mundial da UNESCO e o ponto mais alto de Portugal.
Ficaremos instalados na genuína e típica Lajes do Pico, o centro nevrálgico da nossa exploração. É daqui que partiremos para a observação de cetáceos. Que viveremos o deslumbre de partilhar o mar com graciosas e imponentes baleias. E, para melhor entendermos tudo isto, não esqueceremos o museu dos baleeiros.  photo
Os 2.351 metros do cume do monte do Pico tornam-no no ponto mais alto de Portugal. É uma empreitada de respeito, mas vamos subi-lo. Num só dia, o céu e o regresso à ‘terra’. A Paisagem da Cultura da Vinha é protegida e elogiada pela UNESCO. E que tal uma incursão ao Lajido da Criação Velha para provarmos um vinho que cresce na rocha basáltica? Em tempos idos, este vinho ia diretamente à mesa dos czares da Rússia.
Exploraremos as Lagoas do Caiado e do Capitão. Descobriremos os segredos do Forte de Santa Catarina. Vamos encantar-nos com o Parque Florestal S. João. E perscrutar a gruta das Torres.

FAIAL

sdEsta cama de hortênsias é referência de navegadores, de arquitetos e de viajantes que procuram um ícone de silêncio e beleza. Esta é terra de miradouros e vulcões e do icónico movimento da marina da Horta, internacionalmente conhecida pelos iatistas que cruzam o Atlântico. Daqui temos a verdadeira sensação de arquipélago ao avistar, em simultâneo, para além do Faial, as ilhas do Pico, São Jorge e Graciosa.
O vulcão dos Capelinhos esteve em atividade entre 13 meses entre 1957 e 1958: é um dos mais paradigmáticos do mundo da vulcanologia, apresentando uma paisagem “inóspita”, quase lunar. Reserva Natural de elevado interesse geológico, biológico e paisagístico. Aos seus pés, o  3234778472e321c393bcd89fa3b94295Centro Interpretativo, de construção subterrânea. Subiremos ao farol para uma fascinante panorâmica sobre o vulcão e a sua envolvente.
A Caldeira é a cratera do maior vulcão da Ilha do Faial, com cerca de 400 metros de profundidade e dois quilómetros de diâmetro. Alberga populações raras de flora endémica dos Açores que aqui formam exuberantes comunidades naturais. Também podemos explorar o Jardim Botânico do Faial, o moinho do Vento ao Algar ou o Centro do Mar, no qual se pode conhecer todo o processo de transformação e aproveitamento dos cetáceos.

 

Para quem é esta viagem?

imagesPara quem deseja uma singular experiência de vida. Para os amantes do Mundo. Para os ávidos de conhecimento. Para quem gosta de explorar de forma independente. Para quem justamente se recompensa com um “mimo”. Para os que valorizam a cumplicidade da partilha…
Tens vontade de uma viagem diferente? Gostavas de mudar o paradigma de explorar o planeta? Sonhas em partilhar essa ilusão com outros como tu? Não encontras quem alinhe nas tuas “loucuras”? Então estás a ler o documento certo, com a pessoa e programa adequados.
Uma advertência: Só tranquilizas com tudo direitinho, demasiado meticuloso e programado ao ínfimo pormenor? Tens problemas em misturar-te com os locais em transportes públicos? Fantástico, mas o melhor é não avançares para o ponto seguinte. Esta viagem não vai por aí…. Mais prudente continuares com a agência de viagens do costume.
Em que termos?

Esta viagem é uma aventura. Um desafio para todos. O grupo será reduzido. Quero proximidade. Comprometimento. Cumplicidade coletiva.
Sempre organizei viagens, conheço 100 países, mas as ilhas da Terceira, Pico e Faial são justas exceções no estilo BORNFREEE. Depois da Geórgia, Arménia, Nagorno-Karabakh, Egito, China, Birmânia, S. Miguel, Irão, Argentina e Uruguai, voltamos aos Açores, numa aventura com o entusiasmo da primeira vez…

Curso de escrita de viagens… em viagem

imagens.phpTens o secreto sonho de escrever sobre as tuas viagens? Esta é uma ideia interessante que nunca te passou pela cabeça? Nem te atreves a faze-lo, pois escreves com o pé esquerdo? Bom, tudo isso tem remédio. Terei o maior prazer em dar-te formação. Presencial. Diária. Nada como refinar as nossas aptidões de escrita… em viagem.
Além de aprimorares a tua escrita, aprenderás a observar de forma diferente. Interagir de modo distinto. A procurar. A transformar uma viagem/experiência pessoal em texto cativante para qualquer leitor.
No fim, mais do que ganhar qualidades de escrita, tornar-te-ás mais “desperto/a e atento/a” ao que te rodeia, ao Mundo. E, certamente, um/a melhor viajante. Este desafio é facultativo e não implica qualquer custo.

Interessado/a? Contacta-me…

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul e na Rússia ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?

2 comments

  1. Sandra Lobão

    FANTÁSTICO!!! O Pico é encantador!!! O Faial é lunar 🙂 Ai que saudades… Açores do meu coração!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code