Tacos (México)

Comentar

Receitas do Mundo

Num regresso às Américas, hoje propomos uma incursão pela “quente” e apetitosa gastronomia mexicana. Vamos preparar uns tacos?!!

Os tacos são uma das iguarias mais típicas e apreciadas no México, preparados com tortilha de milho, carne picada, tomate, queijo e alface.

Ingredientes

Massa:

  • 2 chávenas de farinha de milho amarela
  • 1,5 chávenas de água
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de café de sal

Recheio:

  • 350 grde carne picada
  • 2 tomates picados
  • 1 cebola roxa picada
  • ¾ chávena de feijão preto cozido
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 pimento verde ou vermelhoou vermelho picado
  • 1 pitada de pimenta calabresa ou dedo de moça picada
  • sal

Para acompanhar:  folhas de alface, guacamole, molho picante ou queijo cheddar ralado

 

Modo de preparação

Para preparar a massa: coloque a água, o sal e a manteiga numa tacho e leve ao fogo. Quando ferver, junte a farinha e misture muito bem com uma colher e desligue o lume assim que a massa começar a descolar do fundo do tacho.

Deixe a massa arrefecer um pouco e, em seguida, transfira-a para uma mesa ou bancada enfarinhada. Bata energicamente e adicione mais farinha, se necessário, até que a massa descole da mão e se torne compacta.

Reparta a massa em bolinhas e abra cada uma delas com um rolo, até ficarem com cerca de 2 mm de espessura. Corte em formato circular, com a ajuda de uma tigela ou cortador, e frite cada uma dessas rodelas num pouco de óleo apenas até dourar de ambos os lados.

A massa acabará de cozinhar no forno, onde também irá ganhar forma. Para isso, pendure cada uma das rodelas na grelha do forno e coza no forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 a 30 minutos.

Entretanto para o recheio: leve ao lume médio uma frigideira grande com um pouco de óleo e salteie a cebola picada. Acrescente a carne, tempere com sal e pimenta calabresa ou dedo de moça e cozinhe, mexendo sempre, até a carne ficar soltinha. De seguida, acrescente os restantes ingredientes do recheio, misture muito bem, e cozinhe por mais alguns minutos para apurar.

Para finalizar e preparar os tacos: coloque uma porção de carne no interior da massa já assada, cubra com guacamole, adicione um pouco de folha de alface cortada em tiras, queijo cheddar e finalize com molho picante.

 

Bom apetite!

 

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul e na Rússia ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code