Sarmale (ROMÉNIA)

Comentar

Receitas do Mundo

A couve recheada é um prato típico em toda a Europa, com variantes locais bem típicas na Europa Oriental! E se voltássemos à charmosa Roménia na companhia do típico sarmale?

 

 Ingredientes

  • 1 grande couve ou duas de tamanho médio
  • 750g de carne de porco
  • 1 fatia de pão
  • 2 cebolas
  • 2 colheres de arroz
  • 1 pacote de chucrute
  • 1  chávena pequena de sumo de tomate
  • Sal e pimenta

 

Preparação

  1. Separe as folhas de couve e cozinhe-as em vapor até ficarem macias.
  2. Aloure em azeite quente uma pequena cebola picada e quando ela ficar transparente acrescente o arroz e mantenha a frigideira ao lume por mais um ou dois minutos.
  3. Retire a frigideira do lume, arrefeça o preparado acrescentando duas colheres de água.
  4. Misture a carne com o arroz, as cebolas e a fatia de pão embebida em leite. Tempere com sal e pimenta e salpique a salsa.
  5. Coloque uma pequena porção deste recheio em cada folha de couve, enrole-as e comprima-as nos cantos.
  6. Deite uma camada de chucrute no fundo de um tacho e vá colocando as folhas de couve preparadas até ao fim.
  7. Deite por cima o sumo de tomate e acrescente umas tiras de presunto fumado, uma folha de louro e uma pequena porção de tomilho.
  8. Deite duas chávenas de água, aproximadamente, no tacho e cozinhe os rolos de couve com o tacho tapado durante pelo menos uma hora e meia. Os rolos podem ser também preparados com folhas de videira em vez de couve.

 

BOM APETITE!!

Rui Barbosa Batista
Um mix de jornalista, líder e cronista de viagens, cumpri em 2016 uma centena de países no currículo. Cobri noticiosamente os Jogos Olímpicos na China, o Mundial de futebol na África do Sul ou os Jogos Europeus no Azerbaijão, mas o que me apaixona verdadeiramente são as pessoas e tudo o que (ainda) não conheço. Aventuras em inóspitos desertos, desafiantes glaciares, imponentes vulcões ou sublimes fiordes juntam-se ao doce prazer de cidades charmosas, países remotos e culturas exóticas. De tudo um pouco é feita a minha experiencia no globo. Continuamos juntos?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code