SIGA-ME

Porquê Viajar

Porquê Viajar

Para me estares a ler, é porque desejas viajar. Iniciar-te. Reforçar o número de vezes em que partes. Ou simplesmente para otimizares a tua forma de o fazer. Estes ou outros motivos, todos são excelentes. O importante é o primeiro passo, a iniciativa de estares “aqui”. Estarmos juntos.

jidá said


A experiência que partilho contigo tem por base anos a viajar (só comecei, a sério, aos 27-28 anos), sendo 2016 o ano em que cumpri a mítica barreira dos 100 países no ‘cv’. 
Das pessoas com quem me vou cruzando e partilhando histórias e anseios de viagem, reparo que o ‘click’ interior é o maior desafio com que os portugueses se vão deparando. Acho que de tanto ouvir, já interiorizaram o lema “não precisas ser rico para viajar”… ao qual se pode acrescentar “nem fazer uma viagem à rico”.

Mentalizado que desejas viajar – seja uma escapadinha, umas férias de um par de semanas ou por longos meses – é importante como o desejas fazer. A melhor forma? Sem dúvida de modo independente. Mas entendo perfeitamente quem não tem tempo para planear e entrega as suas necessidades a uma agência de viagens.

Ter algumas poupanças parece-me importante. E, qualquer que seja a tua realidade de vida, é (quase) sempre possível fazê-lo. A crise não pode castrar-te os sonhos. Focado na viagem, esta tem de ser prioridade… em relação a hábitos acessórios. Essa disciplina é importante, ou será complicado teres a confiança e alguma segurança económica para partir.

A roupinha extra, as jantaradas consecutivas, o cinema… não precisa de abdicar da vida, mas organizá-la melhor. E escrever as despesas, para que percebas, no âmbito das tuas prioridades, onde podes controlar. Isso vai ajudar-te também em viagem, para que saibas como está a decorrer a tua ‘execução orçamental’. Também não serás criticado se usares as tuas múltiplas habilidade para fazer algum dinheiro extra. Ou se comprares algo em segunda mão. Ou colocares a tua casa no Airbnb. Na verdade, não há segredos para viajar nem para fazer dinheiro durar. Basta-te bom-senso. Controlar orçamento. E, muito importante, ser REALISTA NAS EXPECTATIVAS. E no ORÇAMENTO.

Para ti que pensas partir por uns tempos… é importante que definas o paradigma da tua viagem: mobilidade constante? Serenamente?
Pensa fora da caixa. Viaja de forma não tradicional. Usa a imaginação. E torna o teu sonho realidade.

camels on desert under blue sky

Não sabes como encontrar voos baratos? Como minimizar os custos de dormida? Sentes-te preso por ter filhos? Nada disso é desculpa. É para isso que te dou as dicas que se se seguem. Sobre essas e outras questões. Aproveita-as!

Dinheiro e tempo também não são pretextos para ficar em casa. Só tens de ajustar a viagem às tuas expectativas, à tua bolsa ou criatividade. Dá trabalho? Sim, claro! A tua ação começa aqui. Sabes que tudo tem outro valor, um distinto sabor se surgir fruto da nossa ousadia, das nossas mãos, da nossa vontade…

Não vistas o traje dos que têm todos os sonhos do Mundo, mas pouco ou nada fazem para os cumprir. Insisto: não é segredo que só vivemos uma vez. O que pensas fazer com essa oportunidade única?

Membro da ABVP

Agenda

I Minimalist Travel Festival: Orador
07/11/20
07/08/20
Arábia Saudita: Tertúlia de Viagens no Espiga
03/09/20
03/09/20

Instagram

Mais dicas