Se aprecias viajar diferente, ir mais fundo na experiência, este texto é para ti. Se és turista normal, nada contra, até porque estas linhas também te são uteis. Afinal, de uma forma ou outra, todos procuramos o mesmo: maravilhar-nos, surpreender-nos.
Mais do que picar o ponto em TODOS os pontos turísticos e mostrares ao Mundo que lá estiveste (isso faz parte da tua liberdade), importa como o fazemos. Mais do que o parecer, é a forma como vais experienciar a tua aventura. Deixo-te algumas sugestões que podem enriquecer a tua jornada.
CONHECE OS LOCAIS
No restaurante. Na rua. No hostel. No café. Nada de timidez, pois toda a gente aprecia conviver ou conhecer gente nova. Também podes fazer o trabalho de casa e contactares gente pelas redes sociais. Até te podem ajudar a programar a melhor experiência. Por exemplo, o couchsurfing costuma ser uma excelente forma de apreender a cultura a um nível mais profundo. Mesmo que não peças estadia, sempre podes encontrar-te com locais que, gratuitamente, te servem de guia. Certamente, vão mostrar-se a sua cidade numa perspetiva bem diferente daquela que o normal turista tem acesso. Uma visita guiada mais profunda e autêntica.
VISITA MERCADOS
Haverá lugar mais genuíno do que os mercados típicos? Os turísticos também podem ser interessantes, mas aqueles que os locais frequentam têm outro encanto, outro charme. São onde vais encontrar a verdadeira autenticidade. Aprecias a interação entre os nativos, as normas de conduta social e podes provar produtos que te podem escapar nos restaurantes. E fazes compras distintas. Para ir às mesmas lojas que em Portugal, melhor seria poupares esse dinheiro e ficar por cá. Para mim, os mercados são a alma de qualquer cidade. E já viste que não há melhor lugar para desafiares a plenitude dos sentidos? E retratá-los em imagens… fotográficas e mentais.
EXPERIMENTA A COMIDA LOCAL
A começar no pequeno-almoço. E nem que seja uma vez. Viajar é sair das rotinas. Esquece lá a meia de leite com torrada (que eu não tomo), pois poucos no Mundo têm a mesma dieta matinal. Sair da zona de conforto é experimentar nova gastronomia. Desde os mercados de rua até ao restaurante ‘xpto’ que sempre desejaste. Afinal, o que dirias a alguém que visita Portugal e não prove o bacalhau?? O mesmo conselho é válido para as bebidas locais. Acredita, nada será como dantes na tua viagem…
ALOJAMENTO LOCAL
O hotel/hostel é o alojamento mais fácil e pragmático, embora nem sempre o mais barato. Mas já experimentaste o airbnb ou o couchsurfing? Em qualquer um dos casos, é uma nova experiência. Estás muito mais próximo da cultura e hábitos locais. São muitos os detalhes que refinam a tua experiência em viagem e nada como inserir-te num baixo.
DIZ “OLÁ” A ESTRANHOS.
Já te aconteceu fazeres grandes amigos numa qualquer situação fortuita? Ainda não?? Estás a passar ao lado de experiências de vida fantásticas…
O Mundo está repleto de gente boa, interessante, cativante. Quando estabeleces contactos fora do país, estás a aproximar-te de pessoas de uma cultura bem diferente, pelo que ambos têm a ganhar com a interação. Até podes ter vergonha de te meteres com alguém em Portugal – não sabes como vais ser interpretado/a – mas lá fora isso não faz qualquer sentido. Imagina-te na mesma situação. Não gostarias que um estranho te sorrisse e falasse?Até pode ser para tirar dúvidas, trocar informações sobre itinerários. É uma oportunidade de enriqueceres a tua viagem e cresceres como ser humano. São muitas as pessoas que foram marcando o meu percurso na “estrada”… Fui crescendo com algumas pessoas que fui encontrado na estrada…
VAGUEIA PELA CIDADE FORA DE HORAS
É uma perspetiva completamente diferente da cidade. Obviamente, não vais meter-te em sarilhos e mergulhar num bairro ou zona nada recomendável, mas desafia alguém a acompanhar-te. Tudo te parece diferente, com as ruas desertas. E terás oportunidade de olhar e admirar o céu. Podes subir a uma colina e apreciar a cidade enquanto dorme. Como se fosse o teu ente amado ali ao lado… Caso se proporcione, o nascer do dia também pode ser experiência fascinante. Um dia que vás a Varanasi entenderás…
Vá, agora está na hora de te aventurares!!