Segue-me

Beleza Interior…

Beleza Interior…

Bali é como os humanos, também tem beleza interior. E é motivados por essa vontade de descoberta que alugamos carro. Com motorista. Acabamos por perceber que é, sem dúvida, a melhor opção. Nas estreitas e sinuosas estradas, não há regras. Vale tudo. Todos ao monte e fé nos três deuses hindus (a Indonésia é maioritariamente muçulmana, mas Bali é uma ilha também em termos religiosos). Ubud é opção para um turismo de desprezo pela praia e devoção à natureza. Como tudo na ilha, já muito comercial. Demasiado. Interessante a experiência com os macacos (às centenas num parque central, sem vedação e em contacto permanente com os visitantes).
Um dos atrevidos no Mandala Wisata Wenara Wana nota volume no bolso dos meus calções e tenta roubar o que suporia ser comida. Não consegue. Ajudo-o e liberto-o do botão-obstáculo. Apenas encontra colorido mapa de Bali. Não fica desapontado. Aliás, mais dois macacos vêm disputar a relíquia, que segundos depois já está rasgada em múltiplos pedaços.Os terraços de arroz também são muito interessantes, embora seja uma paisagem “pequena”. É um feliz oásis na ilha em que é difícil ter privacidade. São dois milhões de balineses num espaço pouco maior do que o nosso Minho. Em Kintamani, um vulcão imponente desliza suave até a um lago em cujas margens se situam pequenas, mas deliciosas povoações. Também aí, o comércio está ao rubro, com vendedores de rua a perseguir os turistas na tentativa de despachar qualquer coisa. No meio de todo este encanto, pena que aqui também impere a corrupção da polícia. Nas barreiras por onde vamos passando, lá vai ficando uma nota.“Senão, criam-me problemas constantes sempre que aqui passar”, confessa-nos o motorista..

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Explore mais

Lançamento livro

“BORN FREEE – O Mundo é uma Aventura”

Este é o primeiro livro de um autor português, Rui Barbosa Batista, que nos leva a viajar por mais de 50 países, dos cinco Continentes, não em formato de guia, mas antes em 348 inspiradoras páginas, 24 das quais com fotografias (81).