Segue-me

Harém… e as 1.200 concubinas de Murat

Harém… e as 1.200 concubinas de Murat

Não quero deixar Topkapi sem apreciar o seu harém. É uma parte independente, pelo que exige outro bilhete (por cerca de 28 euros, o visitante tem acesso a ingresso que em 72 horas permite explorar todos os fantásticos monumentos de Istambul).
Por ignorância – não poderá ser por desinteresse – esta ala revela-se pouco conhecida ao turista. Enquanto no resto do palácio é praticamente impossível conseguir uma nesga a solo, aqui esse problema não se coloca.
O Harém era a parte da vida familiar do sultão onde, juntamente com as suas quatro esposas oficiais, com crianças, vivia também um considerável número de concubinas. Mulheres belas e inteligentes trazidas de todo o império.  
O sultão Murat III era moçoilo comedido: tinha apenas umas 1.200 mulheres no Harém. Mais do que vida santa, estas tinham um dia a dia extremamente competitivo. O sonho era serem eleitas como a “favorita”. Reinava a ilusão de dar ao sultão um filho, que seria o próximo candidato ao trono. Com tanta ambição, era uma rede de intrigas, boatos. Eram habitualmente controladas pela poderosa mãe do sultão. Este, tranquilo. Os eunucos não eram ameaça ao seu bem-estar.
Decido explorar os meandros deste Harém. Encontro prazenteiros pátios, aconchegantes piscinas, banhos turcos guardadores de ousados segredos, insinuantes corredores decorados a ornamentados azulejos, esplêndidas salas…
Confirmo: a vida privada do sultão era uma inspiração….

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Explore mais

Lançamento livro

“BORN FREEE – O Mundo é uma Aventura”

Este é o primeiro livro de um autor português, Rui Barbosa Batista, que nos leva a viajar por mais de 50 países, dos cinco Continentes, não em formato de guia, mas antes em 348 inspiradoras páginas, 24 das quais com fotografias (81).