Segue-me

Paraíso natural

Paraíso natural

Ana e Maria captam a atenção de crianças. Elogiam repetidamente a sua beleza e querem fotos. Também sorriem para mim e Daniel, mas as mulheres portuguesas levam-nos clara vantagem nas solicitações. Acredito que a tenra idade – regra geral, não têm mais de 10-11 anos – é decisiva nesta esmagadora derrota do orgulho masculino.
O trânsito de Yangon é mesmo impossível. Sorte que Kandawgyi não está longe. Em 15 minutos de sol tórrido, a caminho dos 40º, entramos num outro Mundo: trânsito, ruído, fumo, caos e gente sem fim ficam à porta. Temos bilhete (não chega a dois euros) para o paraíso, no coração da antiga capital birmanesa. Água e verde luxuriante sob um imenso céu azul. O melhor lugar para relaxar.
O “Lago Real” é um dos dois grandes espaços de água de Yangon, neste caso, artificial. A sua água vem do outro, maior, o Lago Inya, em condutas. Durante o período colonial inglês, a ideia era providenciar água potável para abastecer a cidade.
Contorná-lo obriga a uns oito quilómetros. Teremos cumprido pouco mais de metade. Não por falta de interesse – bem pelo contrário! Tem um dengoso hotel de luxo (Kandawgyi Palace), integra um parque natural e jardins com animais.
O que mais se destaca na paisagem? O famoso Karaweik. O que é? Uma réplica de uma gigantesca embarcação real birmanesa, datada de 1972. Atualmente, é um restaurante com permanentes espetáculos musicais e de dança.
De uma ponta à outra, caminhamos em “ponte” de madeira, que vai ziguezagueando pelas tranquilas águas verdes, repletas de nenúfares.
Este é um ótimo passeio para o final da tarde… mas também o ideal para fugir ao intenso calor que se faz sentir à hora de almoço. Atracaremos num dos vários restaurantes perto do barco, com esplanada e vista soberba para o lago.
Deixamos o tempo correr ao sabor de sumos naturais e o palato experiencia, pela primeira vez em semanas, sabores Europeus. No meu caso, em forma de “seafood pasta”.
O dia escorre. Não, não estou minimamente preocupado em ir atrás dele….

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Explore mais

Lançamento livro

“BORN FREEE – O Mundo é uma Aventura”

Este é o primeiro livro de um autor português, Rui Barbosa Batista, que nos leva a viajar por mais de 50 países, dos cinco Continentes, não em formato de guia, mas antes em 348 inspiradoras páginas, 24 das quais com fotografias (81).