Sultan Amir Ahmad, banhos públicos em grande estilo

Sultan Amir Ahmad, banhos públicos em grande estilo

Casa de banhos públicos e ‘sultão’ são palavras que dificilmente combinam. Em Kashan, fazem-no na perfeição. Um edifício histórico imperdível e que mostra como até a ‘plebe’ tem (tinha) direito ao melhor deste Mundo.
Falamos de um edifício de impressionantes1.000 m2, datado do século XVI, na era dos Safavid e que em 1778 foi vitima do terramoto que destruiu a região, tendo, por isso, sido renovado já no tempo dos Qajar.
O Garmkhaneh (salão de banho quente) e o Sarbineh (sala de vestir) são as alas principais deste impressionante edifício, destacando-se a piscina octagonal que antecede o Khazine, a sala para o banho final.
O olhar sorve cada detalhe artístico do complexo, tanto na arquitetura como na decoração. Aqui destacam-se os azulejos turquesa e ouro, pinturas artísticas, gesso… O telhado da casa, que também merece visita, é composto por cúpulas que nos fazem sentir que estamos em terreno alienígena. Têm por função fornecer luz suficiente aos balneários…
Perdemo-nos no interior de mais uma maravilha persa. A quantidade de edifícios impressionantes habitua-nos mal, pois os próximos destinos de viagem vão perder na comparação..

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Explore mais

Lançamento livro

“BORN FREEE – O Mundo é uma Aventura”

Este é o primeiro livro de um autor português, Rui Barbosa Batista, que nos leva a viajar por mais de 50 países, dos cinco Continentes, não em formato de guia, mas antes em 348 inspiradoras páginas, 24 das quais com fotografias (81).