Segue-me

Há uma melodia que flutua na noite. A quente brisa traz idílico som humano, que se vai gentilmente propagando na nossa direção. Ganha nitidez na escuridão, cortada por tonalidades de opacos dourados e laranjas.
Avistamos Khaju. Uma das pontes históricas de Isfahan. Pessoas juntam-se espontaneamente. Recitam poesia e cantam melodias populares. Os solistas vão alternando. Novos e velhos. Predominantemente homens. É um espetáculo que desejamos não ter fim.
É assim desde sempre. Uma tradição que tem perdurado pelo tempo, resistindo a toda e qualquer vicissitude social. Quando vi estes momentos retratados em revistas de viagens, imaginei-o um ato adulterado pelo turismo, mas o grupo Bornfreee.com é o único ‘ser’ estranho no postal. Apetece desligar do Mundo e fazer destes instantes a eternidade. Partilha. Comunidade. Arte. Pontes com o ‘outro’. Tudo embrulhado em cenário de ficção.
Caminhar pelas pontes histórias de Isfahan é um privilégio que a partir do pôr-do-sol tem outra carga. Poética. Ajuda a esquecer o desapontamento pelo facto de já não correr água sob estes monumentos. A difícil questão de gestão dos recursos hídricos em terreno desértico mudou a face do rio Zayandeh. Tem várias represas a montante para abastecer outras localidades. O que os postais mostram, já não é possível testemunhar. Até quando?
As pontes históricas são 11 e, muito provavelmente a mais bonita é a que me faz lembrar um xilofone: Si-o-seh pol. Mais uma que vai muito além da sua função. Não liga apenas margens da que muitos consideram – provavelmente, merecidamente – a mais bela cidade da Pérsia. Esta, destaca-se pelos seus 33 arcos (de ambos os lados da ponte) e por ser a maior, com quase 300 metros. É seguramente o melhor dos exemplos da arquitetura da dinastia Safavid, que há quatro séculos mudou a Pérsia.
Tal como a Khaju, que no meio tem forma octagonal, pensada para contemplação da paisagem, esta combina utilidade (no passado, também serviu de represa), beleza e recreação, pois este é igualmente um local de encontro dos locais. Dos melhores sítios para intercâmbio cultural. No verão abrasador, o seu nível inferior é apetecível abrigo em sombra com vistas privilegiadas.
As ‘chaikhanehs’ (casas de chá) na base das pontes aguardam por melhores dias, com o regresso das águas ao Zayandeh. Certamente, o cenário será ainda mais completo, mas nós não quisemos esperar….

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Explore mais

Lançamento livro

“BORN FREEE – O Mundo é uma Aventura”

Este é o primeiro livro de um autor português, Rui Barbosa Batista, que nos leva a viajar por mais de 50 países, dos cinco Continentes, não em formato de guia, mas antes em 348 inspiradoras páginas, 24 das quais com fotografias (81).