NAO INVENTES, JOHNNY!

NAO INVENTES, JOHNNY!

O acordado com a agência rent a car deixa de ter valor nem cinco minutos após estarmos na viatura. Explicamos que queremos ir a Axum, no norte, e voltar em quatro dias. E o desvio, imprescindível, a Lalibela. O nosso prestável motorista discorda tanto de uma como de outra opção.”Isso não se pode fazer. E não o farei. Não temos tempo. E a estrada para Lalibela é má. É melhor voltarmos para a agência”, vocifera. Já a marcar território. Nada que não estivéssemos avisados. Alugar viatura na Etiópia é mesmo um pesadelo. E os motoristas acham sempre que mandam e decidem o destino. Pelo menos, tentam. E com agressividade.Dois telefonemas, discussão acalorada e 30 minutos depois, voltamos a estrada. Com promessa de bónus de 100 dólares caso estivesse feliz no fim da viagem, Daniel convence-o a partir. E a conduzir mais um par de horas, uma vez que se recusa a faze-lo à noite. Insiste que é proibido. Que teremos de parar para pernoitar em uma hora. Doido varrido. Quando se fala em cifrões, condescende.
Dormiremos em terra erma. E atrasa-nos quase uma hora na partida, na manhã seguinte. De tarde, não fosse a atenção do Daniel e Lalibela não passaria de um sonho. “No problem”, diz, quando forçado a voltar atrás e mudar direção.Entrando na estrada má, faz uns 50 quilómetros em três penosas e irritantes horas. A pé, íamos seguramente mais rápido. Ultrapassados por todo o tipo de veículos. Recusa-se a acelerar.  O 4×4 é dele – uma boa lata, refira-se – e trata-o com demasiado esmero.Em Lalibela deve estar pronto para partir em duas horas, após Bill Sorridente e Daniel visitarem as igrejas. Quando terminam, diz que não segue caminho. São três horas a passo de caracol e anoitecera. Discussão não o dissuade.Afinal, vamos ter última ceia a três, antes de nos separarmos. Falo, com ele a sós e, súbita e impetuosamente, muda de ideias. Num repente, decide avançar. Partilhando os riscos com Daniel e Bill, tarde demais, quarto já pago enquanto falávamos.Continuou a ser um problema e sei que acabaram na esquadra em Adis Abeba. Relatarei mal saiba os detalhes.Jonhnny Johnny….

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Explore mais

Lançamento livro

“BORN FREEE – O Mundo é uma Aventura”

Este é o primeiro livro de um autor português, Rui Barbosa Batista, que nos leva a viajar por mais de 50 países, dos cinco Continentes, não em formato de guia, mas antes em 348 inspiradoras páginas, 24 das quais com fotografias (81).