Império de Axum ou Aksum foi um reino africano que se tornou conhecido pelos povos da região, incluindo o Mediterrâneo, por volta do século I. Tinha a sua capital na cidade de Axum, na atual Etiópia, embora as cidades mais prósperas fossem os portos de mar de Adulis e Matara, na atual Eritreia.
Aparentemente, este reino começou a estabelecer-se nesta região no século V a.C., uma vez que muitos dos monumentos remontam a essa altura. No século II, Axum adquiriu estados na Península Arábica, conquistou o norte da Etiópia e o estado de Kush.
Os axumitas controlaram uma das mais importantes rotas comerciais do mundo e ocuparam uma das mais férteis regiões do Mundo. Aksum encontrava-se diretamente no caminho das crescentes rotas comerciais entre África, Arábia e Índia, tornando-se fabulosamente rica. As suas cidades principais tornaram-se centros cosmopolitas onde convivam judeus, núbios, cristãos e até budistas. No século III, o reino Axum foi o primeiro estado africano a cunhar a sua própria moeda, tendo também criado o seu próprio alfabeto, denominado ge’ez (língua ainda falada na região).
Serei o único do grupo a seguir para norte. Boas horas de estrada. Último jantar. Despedidas e algumas promessas de ‘até breve’. Estrada montanhosa e acidentada. Troca de veículo e novo pagamento. Um complemento que não estava previsto. Hotel Africa é o aconselhado. Está sem wifi. Sorte a minha….
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest