Fecho os olhos. Estou a boiar sem rumo em grande piscina exterior.

O sol afaga-me o rosto. Os pássaros dão-me música. Não. Não são meros indícios: o relaxamento é total. E, sim, estou em genuíno e convidativo ambiente rural.
Usufruo do sofisticado Hotel Quinta da Cruz & SPA que, a menos de uma hora do Porto, em Vila Meã, Amarante, me proporciona tudo o que desejo: paz no melhor dos confortos, numa infraestrutura histórica recuperada com amplos jardins e no meio de cativante ruralidade.

Desde 2012 que estes mais de seis hectares de terreno são um ícone na região. O notável trabalho de recuperação de um edifício histórico é somente um feliz princípio de um ‘filme’ que agrada a qualquer gosto exigente.
“A Quinta da Cruz é um espaço que nos leva a recuar séculos na história de Portugal, nomeadamente a nobres como Alcaide Faria, no reinado de D. João I. E também a figura lendária do José do Telhado. De realçar que a última Viscondessa de Alentém, considerada uma senhora de grande coração e bondade que ao chegar perto do fim da sua vida ofereceu esta casa às freiras com quem sempre teve fortes ligações”, contam-me.
Bafejado pela sorte. Hoje, a piscina é só minha. Por largos minutos. Até que outros me invejam o prazer do momento e se juntam ao festim.

O clima, admito, não é o ideal. Algumas nuvens, no meu caso bem-vindas, já que não aprecio o sol que ‘esmaga’. Nesta situação, afaga. Estou em confortável espreguiçadeira sobre a bem tratada relva.
A semana e o dia vão a meio. Ahhhhh… Nada como quebrar as rotinas da azáfama. Aproveitar o inesperado e recarregar energias.

A envolvente é serena e a Quinta da Cruz oferece também convidativa piscina interior, ao lado de amplo jacuzzi. O centro de fitness está no mesmo complexo. Tal como o banho turco e sauna. Vejo bonita gente empenhada em apurar o físico, mas ninguém me arranca destas serenas águas quentes, com vistas privilegiadas para a imponente casa que agora ganhou uma segunda vida.
É aqui que ficam os apelativos quartos. Tal como o bar e a zona de convívio e a das refeições. Um buffet de pequeno-almoço continental rico e diversificado, com produtos de inegável qualidade. Uma ‘canseira’ saborear tantas tentações gastronómicas em todas as cores… em mesa com vista para o jardim que parece não ter fim…
Não provarei o almoço e para jantar aproveitarei uma das várias sugestões que o simpático staff me faz. À noite, a Quinta da Cruz serve apenas sopas e deliciosas sandes, em espaço agradável adornado por um piano. Mas estou com vontade de provar os petiscos da região…

O merecido descanso decorre em aposentos com decoração individualizada. A casa de banho privativa é igualmente espaçosa. Faltou-me a ‘sorte’ – e o tempo – de fruir de aposentos com terraço.
Percebo que as zonas verdes são uma prioridade neste projeto, que é palco privilegiado para casamentos e eventos que exijam espaço e numerosa logística. Os jardins românticos são grandes e com paisagens diversificadas. Todas muito bem mimadas. Diariamente. Só assim se explicam toda esta flora que apetece ‘comer’…
Esta bela surpresa em Vila Meã está estrategicamente situada para quem deseja conhecer Amarante e outros destinos do Tâmega-Sousa como Penafiel, Paredes, Felgueiras, Marco de Canaveses…
Aqui, sinto-me genuinamente bem. Aprecio a simpatia desta gente. Quero saber mais desta casa que me fascina. Desejo receber mais sorrisos. Desfrutar convenientemente destes belos jardins. Usufruir das bicicletas que o hotel disponibiliza e explorar a zona. Mergulhar uma e outra vez. Perder-me no spa…
Sim, sinto que preciso voltar…

23 Comments
Que hotel mais aconchegante, gente! Fofo demais! Parabéns pelo post, super completo e com fotos que dão vontade de fazer a reserva agora.
🙂 É mesmo isso…
Rui, adoro suas dicas de hospedagem. Esse hotel é lindo e dá vontade de conhece ro lugar só por conta dele 😀
Quando vieres a Portugal…
Que ambiente incrível! Gostei particularmente da piscina coberta, ela é aquecida?! Abraço!
Sim, Luiz, bem aquecida 🙂 Abraço!
que hotelzinho aconchegante, e essa piscina, além do quarto é um convite ao relaxamento.
Adoro como os hotéis em Portugal tem essa aura antiga do século retrasado, além é claro da arquitetura que é belíssima!
É isso mesmo, Flávia 🙂 Beijinho e boas viagens….
Hey !! Fiquei com vontade de me deitar naquela cama e naquela relva a “boer” um belo verdinho ! Não ? heheh
Francisco Agostinho… Vila Meã não fica assim tão longe 😉 Vale a pena! Grande abraço!
Parece ser bem relaxante esse hotel, que ainda por cima é spa. Recarregar as energias por aí deve ser tudo de bom! Obrigada por compartilhar.
Grande dica! O hotel parece ser super agradável e bem localizado para quem quer partir à descoberta da região. E ter a piscina só para ti, nem que fosse só por uns momentos… que sorte! 🙂
Adorei o hotel! Parece ser ótimo, decoração linda e tem um ambiente externo muito aconchegante.Deu muita vontade de me hospedar nele.
É tudo isso, Viviane. Beijinho e boas viagens…
Que local aconchegante. Me parece ser bem “simples” mas é daqueles locais que te abraçam logo quando você chega cansado de uma viagem.
Anderson, é aconchegante e ao mesmo tempo elegante, com estilo. As fotos não lhe fazem a devida justiça 🙂 Abraço!
Achei a área de lazer bem completa. Relaxar num spa em viagem é algo revigorante para continuar no roteiro. Ótima dica.
🙂 Beijinho e boas viagens…
Eita que lugar gostoso!! Adorei a recomendação. Estou pretendendo visitar minha amiga que mora em Porto assim que encontrar uma daquelas famosas promoções de passagens aéreas da França para Portugal. Ainda não tive a oportunidade de conhecer o país e, claro, quando for espero conhecer mais do que a cidade de Porto. Quem sabe não dou um pulinho nesse Hotel Spa que já fica pertinho né? 🙂
Sim, é uma excelente sugestão para arejar um pouco as ideias 🙂 E estar no meio da tranquilidadeeee… com o máximo de conforto e qualidade.
Thanks for sharing your thoughts. I truly appreciate your efforts and I will be waiting for your further post thanks once again.
Já la estive e dou-te 100% razão!
🙂 Estamos em sintonia, Edite Batista 🙂