Haverá melhor ano do que poder fazer 11 viagens por quatro Continentes, descobrindo países incríveis?
O ano que agora termina foi, mais uma vez, bem estimulante em termos de viagens: pelos destinos novos que conheci e pela frequência com que parti para os quatro cantos do Mundo (faltou-me a Oceânia).
Bangladesh, Irão, duas idas a Marrocos, Bielorrússia, Guiné Bissau, Gâmbia, Senegal, Hungria, México, Guatemala e Arábia Saudita tornaram 2019 um ano superespecial, sendo que (pelo menos) metade destes países são fortes conselhos de viagem que vos dou para o ano prestes a começar. Sabes porquê?
– BANGLADESH

Pela primeira vez, entrei em campos de refugiados, no caso, do povo Rohingya vítima de genocídio na Birmânia/Myanmar que encontrou acolhimento, atabalhoado, no Bangladesh.
Uma semana a testemunhar os horrores em Kutupalong, o maior campo de refugiados do Mundo, ‘perto’ de Cox’s Bazar. Cerca de um milhão de vidas acantonadas em espaço exíguo e com demasiado precárias condições de vida, sem motivos para acreditar no futuro.
Longe desta cruel limpeza étnica, em Daca, a capital, encontrei gente incrível e, na caótica cidade velha, um dos lugares mais ‘cheios de vida’ e mais estimulantes do planeta.
– IRÃO

Não deu para esperar mais de três anos até voltar ao que é, seguramente, o país mais ‘completo’ do Mundo, com os habitantes mais hospitaleiros – falo dos que conheço, quando já tive o privilégio de visitar mais de 100 países, o que me dá algum conhecimento de causa -, uma história e cultura fantásticas, uma arquitetura soberba e imponente.
Quem tem preconceitos, desconhece o que está a perder por ainda não se ter aventurado num destino onde é muito fácil viajar.
Creio que não aguentarei outros três anos até regressar…
– MARROCOS

Fui uma vez a convite do Turismo de Marrocos, com os meus companheiros fundadores da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, e outra integrando a comitiva de uma marca de telemóveis que levou o seu grupo de ‘explorers’ a descobrir os desafiantes encantos do país.
Marrocos é já ali… e como é bom voltar ao Magrebe. A cada jornada, uma novidade e mil sorrisos.
– BIELORRÚSSIA

O pretexto para ir ao único país da Europa que me faltava conhecer foram os II Jogos Europeus, que decorreram em Minsk.
Uma capital imponente e surpreendentemente ‘moderna’, com alguns ‘tiques’ do comunismo já bem misturados com um capitalismo indisfarçável.
Saindo de Minsk, uma jornada no tempo… Acredito que é muito “século XIX” por todo o lado, com adoráveis casas de madeira a interromper o enorme manto verde que é esta nação que pouco conhecemos para além da vulgarizada ‘cortina de ferro’.
– GUINÉ BISSAU

Dos países mais genuínos do ‘universo’, onde tudo está ainda em estado muito ‘bruto’.
Um povo super-acolhedor e muitos estímulos para quem gosta de explorar, de se misturar com gente pouco ‘corrompida’ pelas sociedades modernas.
Logisticamente não é fácil viajar na Guiné Bissau (pelo contrário!), o que proporciona boas histórias e apenas aumenta a firme vontade de regressar. Por mais tempo.
Enamorei-me desta nação…
– GÂMBIA

Pode ter sido apenas azar, contudo a Gâmbia não me conquistou como esperava. Tendo chegado da Guiné Bissau e partido depois para o Senegal não foi a melhor das ajudas, pois perde na comparação (falo somente do que experienciei, evidentemente). Não encontrei tanta ‘gente boa’ como imaginava. Desaconselho Serrakunda (passei duas noites em claro, pelo barulho ensurdecedor de discotecas até o dia nascer), e é difícil encontrar estadia na degradada, mas muito autêntica Banjul. ADOREI tudo o que envolveu a caótica odisseia (e experiência) rumo à ilha de James (Kunte Kinteh).
– SENEGAL

Fiquei tão, tão apaixonado por este país e as suas gentes que nem sei por onde começar. Saint-Louis, junto à Mauritânia, é um dos destinos mais incríveis, sem esquecer o seu ‘braço’ Guet Ndar. Em Dacar, as ilhas de Goree e Ngor são (ainda) paraísos para descobrir e usufruir. O porto de pesca de Mbour é outro Mundo, tal como Joal-Fadiout coberta de milhões de conchas, incluindo a sua bela ilha-cemitério, aonde certamente regressarei. E o delta do Saloum? Provavelmente o meu destino favorito de 2019! Imperdível…
– HUNGRIA

Regressei, em trabalho, a Szeged, uma bela cidade a um par de horas de Budapeste.
É bom voltar a lugares que nos trazem boas recordações. Um destino a reinventar-se e cada vez mais charmoso.
– GUATEMALA

Quando a conheci, em 2011, rapidamente me perdi de amores. Antígua é, de facto, uma das mais charmosas cidades que tive o privilégio de conhecer.
O Lago Atitlán tem múltiplos encantos (apesar de agora estar muito mais turístico) e Chichicastenango mantém a sua cor e o seu misticismo.
Acrescentei-lhe algo que me faltava, Rio Dulce, que se transformou na minha região de eleição no país. Por que esperam para conhecer esta pérola centro-americana?
– MÉXICO

Foi um destino adiado sucessivamente até este ano. A ser, que seja em grande, pelo que a ocasião teria de ser bem especial: Dia de los Muertos.
Quem julga que se trata apenas de um dia diferente, engana-se. É uma semana de intensa celebração com crenças bem profundas, enraizadas.
Festejar em cemitérios à noite? Concertos e piqueniques em cima das campas durante o dia? Comovedor. E o colorido das pinturas faciais… Nada falta!
A Cidade do México surpreendeu-me, Puebla encantou-me, Oaxaca arrebatou-me. San Cristobal de las Casas é… Bom, o melhor mesmo é visitar o país e, se for nesta altura, estarás a fazer uma escolha bem acertada!
– ARÁBIA SAUDITA

O país abriu ao turismo somente em outubro e em dezembro já lá estava.
Se o seu poder político e as tradições e cultura machistas me incomodam, profundamente, já o ‘calor’ generalizado das pessoas ajudou a esbater tudo isso.
Sem esquecer os imigrantes iemenitas, paquistaneses, do Bangladesh e do Egito, um terço da população. Dão um outro encanto e humanismo à Arábia Saudita.
Edge of the World impressiona, mas foi Jeddah (Jidá em português) que me arrebatou por completo. Sobretudo a icónica ‘old town’…
FELIZ 2020 E ÓTIMAS VIAGENS!!
Poderás encontrar mais fotos no meu INSTAGRAM.
38 Comments
Uau🤩 Foi um privilégio viajar contigo em alguns destes destinos maravilhosos🤩
Ana, a honra e privilégio foram todos meus 🙂 bjkssss…
Uau🤩 Foi um privilégio viajar contigo em alguns destes destinos🤩
Fantástico, Rui! Um ano em grande!
Quase todos os destinos aqui mencionados (uns 8/9) já estiveram no meu radar, ou já lá estive mesmo (Hungria e México), mas que por um motivo ou outro ainda não aconteceram! A ver se é em 2020 que salto por alguns deles! Abraço e um feliz 2020!
Miguel, atira-te a eles!! :)) Como se não houvesse amanhã… Acredita que são, TODOS, excelentes escolhas. Se bem que, admito, o Senegal foi o que mais me marcou… abraço e um 2020 cheio de boas energias e grandes viagens!!
Nossa! Que viagens incríveis e quanto aprendizado deve ter assimilado ! Que venha a Oceania agora em 2020! Desejo muitas viagens e muito sucesso!
Sil Mendes, nas viagens, gosto de ir variando os continentes 🙂 E, sim, está na hora de regressar à Oceania 🙂 O ‘corpo’ e a mente já o estão a pedir há algum tempo lol Bom 2020!!
Que espetáculo Rui! Aposto que todas estas viagens maravilhosas renderam e estão rendendo excelentes crônicas! Daquelas que lemos e nos encantamos do inicio ao fim! E lindas fotos, certamente!
Um abraço e ótimo ano, com muitas viagens!
Itamar, obrigado, companheiro. Que o teu 2020 seja igualmente fantástico, cheio de coisas boas e viagens FANTÁSTICAS!! 🙂
11 viagens cheias de experiências incríveis e histórias pra contar, realmente, seria um maravilhoso presente!!
Maria, uma viagem de cada vez 🙂 Importa é ter vontade e accionar esse desejo rumo aos nossos sonhos :))) Feliz 2020!!
Foi um ano lindo! Por aqui nós estivemos em 9 países de 3 continentes 🙂 Feliz 2020!
Marcela, que tenham sido intensamente saboreados 🙂 Feliz 2020 e muitas viagens para vocês!!
Que 2020 venha cheio de saúde para continuarmos viajando Maia e mais!
Suriàn, é isso mesmo!! Venham muitos projetos e boas viagens para 2020 🙂
Quero! haha. Muito bacana suas viagens de 2019, Irã e Marrocos estão na minha lista, espero ir em breve.
Que em 2020 você viaje ainda mais, e continue compartilhando conosco!
Diego, 2020 promete muitooooo… amanhã parto para a Tailândia, segue-se a ÁFrica do Sul… Colômbia, Equador, Japão… e mais não digo 🙂 Grande abraço e boas viagens!!
Que beleza de viagens! Acompanhei algumas delas, mas foi legal vê-las todas reunidas. Que 2020 te traga mais experiências incríveis para serem compartilhadas.
Marcia, espero que vá continuando por ‘aí’… farei o melhor para que continuem a ser bem estimulantes, as viagens 🙂 Beijinhos e o mesmo para 2020!!
11 viagens por quatro Continentes em um ano!!! Uau! Que privilégio viver tantas experiências e conhecer tantas culturas diferentes. Desejo que continue com sua viagens, falta incluir o Brasil no roteiro.
Fabíola, espero que o Brasil volte rapidamente aos meus roteiros… têm sido dias e jornadas incríveis 🙂
Uma lista incrível, sem dúvida! Que 2020 seja ainda mais frutífero para suas viagens e que seus relatos sejam igualmente belos. Abraços!
Obrigado, Fábio. Desejo o mesmo para aí, desse belo lado do Atlântico… abraço!
Que suas viagens e, 2020 sejam tão maravilhosas como foram em 2019 e que continuem compartilhando conosco todas essas aventuras incríveis com essas fotos inspiradoras e relatos únicos.
Quanta gentileza… muito obrigado, Deisey, e o mesmo consigo 🙂 Grande beijinho e ótimo 2020!!
Torcendo para que 2020 seja maravilhoso e ainda mais repleto dessas viagens inspiradoras! Abraço grande!
Maria, o mesmo para você… grande abraço e tudo de bom para 2020!! 🙂
Que destinos incríveis que visitaste em 2019! Espero poder ter boas experiências como você teve. Feliz 2020.
Belquior… que 2020 seja, no mínimo, igualmente estimulante como 2019 🙂 boas viagens!!
Pelo meio ainda conseguiste passar por Portugal, de vez em quando… Dois dos países onde estiveste causam-me uma daquelas invejas (boa): Senegal e o México, naquele contexto cultural específico. Foi um privilégio acompanhar-te numa destas viagens e ler sobre quase todas.
Um abraço amigo Rui, votos de um 2020 tão estimulante como o ano anterior
Ruthia, retribuo em triplo esses votos. E para que a tua singular inspiração nunca nos abandone, para viajarmos com leveza, charme e carácter contigo… Beijinhos mil e ótimas explorações!!
Visitastes países incríveis, que desta lista conheço apenas Hungria, mais especificamente Budapeste que gostei muito, em especial à noite toda iluminada. Em 2020 ainda não tenho viagem programada para nenhum desses países, mas quem sabe lendo um pouco mais sobre eles não me encorajo a organizar?
Leo Vidal, o meu conselho é arriscar por destinos pouco explorados, encontrando, aí, o que há de mais genuíno. E, assim, estimulante… boas viagens!!
Oi Rui, quanto lugar lindo você visitou esse ano de 2019! Espero viajar muito assim em 2020. Entre os lugares que você visitou, tenho muita vontade de ir ao México, durante a festa dos mortos. Adorei a foto da Guatemala, me deu vontade de conhecer também. Um excelente 2020 e muita viagem pela frente!
Mariana… e 2020 ameaça ser igualmente estimulante 🙂 Sugiro que escolhas destinos mais fora da caixa…deixando os “fáceis” para quando formos velhinhos :))
Que legal – vc foi da àfeica a àsia, da europa a américa. O bom desses posts é lembrar td q passamos e tb instigar a conhecermos outras culturas!
O desejo para 2020 mais viagens, adoro visitar lugares pouco conhecido e novas culturas, por isso que adorei acompanhar suas viagens de 2019
Realmente desbravou destinos incríveis e pouco explorados, adorei acompanhar as postagens de 2019
Q 2020 seja ainda melhor!