Segue-me

Pirin (Bulgária): Montanhas de lendas e poderosos Deuses

Pirin (Bulgária): Montanhas de lendas e poderosos Deuses

Pirin. Bansko. Lucky Bansko Spa & Relax. Combinação sublime.

Há mais de 2000 anos, os trácios foram dos primeiros a explorar estas montanhas. Tal como eu, encantaram-se. Pudera… Chamaram-lhe “orbelus”, palavra que, na sua língua, significaria ‘maravilha da natureza’. Mais tarde, os eslavos ligaram-nas ao seu Deus supremo, senhor das tempestades, dos relâmpagos e do trovão. Falamos do todo-poderoso Perun. Será daqui que advém o nome Pirin.

Outros povos por cá andaram e todos se deixaram enfeitiçar. Ainda hoje, a montanha guarda segredos de todos eles. Lendas e contos com mitos tão antigos quanto o Homem e tradições desta brava gente.

Há lugares intemporais e Pirin atravessa, imutável, pelas portas do tempo. Integrar a exigente lista de maravilhas naturais da UNESCO desde 1983 atesta, só por si, a qualidade e beleza desta criação que, sem dúvida, é obra divina.

Como um soberano muro, Pirin divide a região em duas partes, potenciando diferenças climática assinaláveis. Quando a sul florescem as árvores em Kresna, a norte, em Bansko, onde me instalo, ainda se sente o frio do inverno. Estou num paraíso de verão que, garantem-me, tem ainda maior encanto nos meses de neve. Um sonho para os amantes de ski, biatlo, snowkiting, freeriding e snowborard. Neve estaladiça, magníficas pistas, ar puro e sol. Haverá melhor combinação?

Sobram excecionais oportunidades de turismo todo o ano, mas é hora de disfrutar de uma natureza única, mergulhada em tradições milenares…. Agora é tempo de estimulantes caminhadas, desafiadoras escaladas, serenos passeios a cavalo ou, para os adeptos, umas partidinhas de golfe (não é o meu caso).

Aponto o carro para as alturas. Vai a pique em ziguezagueante meia hora, mas não se queixa. Nem eu. A cada metro que vamos subindo, a paisagem vai mudando. A diversidade de flora é impressionante. Imensa variedade e enorme vontade de parar a cada nova tela, perpetuá-la na memória das belas imagens deste planeta.

Passaremos pelo complexo da pista de ski. Perto temos história em forma de pinheiro. Tem 1300 anos e é uma das mais antigas árvores do Mundo. Ao todo, 26 metros, sendo que tem 2,2 metros de diâmetro e 7,8 de circunferência. Um ícone da região. Penso nas histórias que guardará…

Chego derradeiro ‘hut’, cabana de apoio a quem se aventura nestes paraísos. Desde Bansko passamos por bosques de coníferas, pastos em alta montanha e agora dominam paisagens mais agrestes, normal face à altitude em causa.

Este éden oferece-nos 1.300 espécies de plantas e mais de 2.000 tipos de animais. O céu está azul. O cenário é verde. E o meu coração abraça todas as cores da felicidade.

Perco a conta aos quilómetros que calcorreio. Ao início do caminho há informação e um mapa com os vários percursos que podemos fazer. Tudo depende do tempo disponível – horas ou dias -, do nível da nossa preparação física ou da ousadia. A mais de 2.000, estas alturas divinas saciam todos os apetites do aventureiro. Fixo-me no pico Vihren. Está a 2.914 metros e é o segundo mais alto do país, perdendo a coroa por menos de 100 passos.

A pitoresca cabana, que tem restaurante e indicações sobre os diversos trilhos, é ponto de encontro e convívio. Caminhantes trocam histórias e informações. Há quem faça barbecue. Quem partilhe bebida. Quem cante. Apetece ficar, mas puxa-me o indomável desejo de vagabundear por caminhos ecológicos, com o mais refrescante ar puro.

Avanço, então. Sem tempo. Sem pressa. Saboreando profundamente cada passo. Cada nova imagem. Sabendo que cada opção é um caminho para felicidade. Cada lugar merece o epíteto de icónico, em reserva natural de grande importância ambiental.

Deslizo sempre a altitude superior aos 1993 metros da nossa Serra da Estrela. Não sei a máxima que atinjo, mas o que importa? Aqui tudo é paz. Serenidade. Todos os meus sentidos estão exacerbados.

Há outros amantes da natureza a explorar a região. Partilhamos o respeito pela montanha, pelo meio-ambiente. Não se encontra ponta de vestígios humanos, além dos parcos caminhos insinuados na vegetação, de uma pequena ponte em madeira e algumas pedras marcadas, para que não nos percamos.

Há zonas de subida íngreme. Com pedras soltas. Exige-se cuidado. Difícil, mas nada que se compare a subir o Pico nos Açores (mais complicado ao descer) ou alguns trilhos na Patagónia. Haja tempo, pois estímulos aqui não faltam.

Horas depois, o corpo pede (real) descanso. E acedo aos seus caprichos. No exato momento em que chegamos ao

primeiro lago. De cristalinas águas. Que refletem a beldade das montanhas que o rodeiam. Descalço-me e deito-me. Sinto os verdes a correr-me loucos nas veias. Pés e mãos dançam e rebolam na erva. Não mergulho, mas há 20 dedos a sentir a frescura – suportável – das águas translúcidas. Onde pequenos peixes vivem longe do Homem predador.

Deixo a vida correr… até renovar energias para caminhar mais uns 20-30 minutos rumo às estrelas, que tardarão a chegar. Atinjo novo alto, de onde contemplo tudo de forma ainda mais clara. A paisagem ganha nova dimensão. Tal como o meu espanto. Quanta beleza…

Aqui encontro um segundo lago. Mais abrigado e pequeno. Que apresenta atrás de si novos recortes de imponente relevo. Que gostava de perseguir. Mas não estou preparado. Podem ser dias a caminhar. E sem orientação e preparação, é de todo imprudente.

Um longo dia em Pirin basta para saber que explorarei novamente estas latitudes. Com o tempo e empenho que o destino merece. E eu também.

Voltarei também por Rila – “montanha com muita água” – que não é apenas nome do mais importante mosteiro do país, que visitei, mas montanha que alberga famosos sete lagos. Com um ponto de onde se podem apreciar todos na mesma fotografia.

BANSKO, A BASE PERFEITA PARA SABOREAR PIRIN

Esta é a cidade que melhor serve Pirin, pois aninha-se aonde a montanha acaba. Sobram excelentes infraestruturas, com muitos hotéis, estancias de ski, termas e spas. Uma cidade que privilegia um turismo integrado para pessoas de todas as idades, com interesses distintos. E que responde com distinção aos mais exigentes gostos gastronómicos. Recordo que o nível de vida na Bulgária é consideravelmente mais barato do que em Portugal…

Aqui temos opções de sobra para turismo que testa as nossas capacidades físicas, com uma série de experiências e desportos e maior ou menor aventura, bem como o histórico e cultural, sem esquecer o gastronómico. Em belos hotéis ou charmosas casas rurais. Vários com opções de spa.

É uma cidade na qual me apraz perder-me. Não é propriamente deslumbrante – faltaria à verdade -, mas tem vários labirintos de formusura histórica, com original e distintiva arquitetura, utilizando talhas em madeira, casas do estilo nacional revivalista, regularmente servidas de jardins floridos.

O centro não é grande, mas é agradável. Crianças e jovens brincam como se as novas tecnologias não tivessem chegado ainda a este belo ponto do planeta. Respira-se uma atmosfera saudável e descontraída.

Dependendo da duração da estadia, há um conjunto de locais que podem ser visitados, como os museus Neofit Rilski e Nikola Vaptsarov, a exposição permanente de ícones da escola de Belas Artes, com boa projeção no país e até na Europa central. As casas Velyan e Radonov, a ‘villa’ de Dobrinishte, o antigo forte medieval e um conjunto de igrejas, com destaque para a da Santíssima Trindade.

Bansko foi habitada por trácios, romanos, bizantinos e eslavos. Uma ocupação com mil anos. No século XVIII foi centro espiritual búlgaro, desenvolvendo-se no artesanato, cultura, arte e comercio. Até hoje, mantém fortes esses traços.

bastantes turistas chegam aqui para os numerosos festivais internacionais, competições e eventos culturais organizados ao longo do ano. Há festivais de ballet, opera, jazz, musica dos balcãs, cozinha, musica folk, danças latinas, dança de rua… e a garantia que o dia pode terminar numa das várias tradicionais tabernas que nos proporcionam o melhor da gastronomia búlgara.

Nas redondezas, sugiro visita à também histórica Razlog, a uns sete quilómetros. E a uns 60, do outro lado de Pirin, Kresna é destino bem mais pacato, rural.

LUCKY BANSKO SPA & Relax, O Mundo em hotel *****

 

Em Bansko a época alta é mesmo o inverno, quando os 90 trabalhadores deste apartotel recebem o reforço de mais 30. A densidade de clientes que encontro neste relaxante e luxuoso SPA diz-me que cheguei na altura certa. Está mesmo como eu gosto.

Um complexo verdadeiramente cinco estrelas, desde a atitude amigável do staff e ao seu exímio cuidado com cada detalhe para que a nossa experiencia seja (realmente) inesquecível.

Uma atmosfera relaxada e familiar, mas sempre com ‘estilo’. E com TUDO para que sejamos felizes: viajemos em casal, grupo de amigos ou em família. São 115 alojamentos equipados com os mimos exigidos a um empreendimento de elevada categoria, boa parte com vista para as montanhas.

O SPA tem todo o tipo de serviços, alguns dos quais novidade para mim. Quero usufruir TUDO. Destaco a piscina ecológica, sem recurso a químicos para limpar a água. Perco-me várias vezes no amplo jacuzzi. Passo pelas saunas e banhos turcos. Por piscinas salgadas. Chuveiros com temperaturas e jatos alternados. E fico assombrado com o cardápio de tratamentos, que nos renovam muito mais do que a pele. Cansado da caminhada, tentado a experienciar novamente os peixinhos que nos depenicam as peles mortas dos pés…

Ao todo são 28 (!!) as possíveis atividades para nos mimarmos. Desde passeios, todo o tipo de massagens, cursos de inglês, programas para perder peso… Acredite, aqui não há espaço para aborrecimento. O Lucky Bansko também nos permite tornar especialistas em massagem Ayurveda. Aliás, é o único local em toda a Bulgária onde pode tirar um curso para se especializar na mesma.

Em família, destaque para os programas especiais para ocupar os filhos durante as férias. E garanto que não há um minuto de ‘seca’, de impaciência. Só vejo harmonia, dinamismo e boa-disposição. Todas as gerações ficam a ganhar.

O pequeno-almoço é um mundo de tentações. Dos que apetece perpetuar pelo dia. Ampla variedade e comprovada qualidade… para estilos mais ou menos saudáveis, dependendo da intensidade do autocontrole. Responde a todos os apetites. O ‘bistro’ funciona para quem escolhe a meia-pensão ou pensão completa. Confesso que prefiro o Leonardo, restaurante do outro lado da rua e que integra o complexo. Ou, imagino, o espaço que se vai dedicar ao fondue alpino e que vai abrir no inverno de 2017.

Tardei a descobrir o Leonardo. E a sua piscina exterior. Na verdade, são duas. Um espaço embrulhado em natureza, com mobiliário moderno e atrativo. Nos meses frios, uma gigantesca lareira para nos fazer sentir aconchegados, realmente em casa. Culinária diversificada, com predileção para iguarias italianas. O chefe Gani Pavlov assegura-nos uma experiência inolvidável. Todo o staff é qualificado, os pratos são preparados com produtos com as melhores propriedades, vários de produção própria, como o gelado artesanal.

“O empreendimento está em constantes renovações, pelo que os hóspedes habituais têm sempre surpresas a cada ano que voltam. Escolhem-nos pela qualidade do serviço, pela simpatia e eficiência do nosso staff e porque aqui encontram tudo o que precisam. Cada detalhe é importante para nós. Não nos poupamos na dedicação para fazermos com que os nossos clientes voltem. E tem sido uma aposta muito bem-sucedida”, diz-me Maria Gobedareva.

Em conversa com a diretora-geral do Lucky Bansko fico a saber o ‘Mundo’ onde me instalei. Até ‘escape rooms’, que chamam muitos curiosos da região, tenho para testar o meu lado McGyver quando alguma tempestade não permitir sair ou simplesmente me apetecer ficar pelo hotel. Eu é que não desejo escapar-me do Lucky Bansko, nem de Pirin. Encontrei um paraíso para ser (muito) feliz…

Contactos:

www.luckybansko.com

Endereço: ul. “Kir Blago Todev” 4, 2770 Bansko, Bulgária

Telefone: +359 2 806 6178

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Explore mais

66 Comments

  1. Christian Gutierrez

    Deve ser muito legal conhecer a Bulgaria, adoro esses passeios com lendas de deuses poderosos.

    1. Rui Batista

      Christian, é um país muito interessante, ‘diferente’ e a bom preço 🙂 Recomendo. Abraço e boas viagens!

  2. Ana Campeao

    Mais argumentos para regressar ao país:) obrigada pela partilha!!

    1. Rui Batista

      Tens de voltar, Ana. Não para “ontem, ontem”, mas… tens de voltar 🙂 beijinho e boas viagens…

  3. RoadTrio

    A gente adora destinos assim, cheios de natureza maravilhosa. Adorei o post e as fotos, parabéns! 🙂

    1. Rui Batista

      Se apreciam natureza… aqui têm a melhor e a preço bem convidativo 🙂 Obrigado e abraço…

  4. Marília

    Wow. … awesome!!!

    1. Rui Batista

      Revês-te no texto, Marília? Tu que és amante da natureza…

  5. Monique B.Ribeiro

    Que lugar incrível! Esse é o tipo de paisagem.que adoro com montanhas e lagos cristalinos. Não imagnava que houvesse lugares assim na Bulgária. Com certeza vale à pena conhecer. Abraços

    1. Rui Batista

      Monique, a Bulgária tem tudo isso.. .é um destino com muito por explorar. Beijinho e boas viagens…

  6. NiKi Verdot (1001 Dicas de Viagem)

    Rui, amei seu texto! Viajei junto com você agora.. Mto bom! O lugar parece ser sensacional e fiquei encantada acompanhando as fotos e seu relato, mas depois do hotel e de saber que tem 28 serviços diferentes (não que eu precise de muito mais que uma piscina e uma jacuzzi) eu acho que eu correria o risco de não querer mais sair dele hahahaha.. 😛

    1. Rui Batista

      Niki… estamos em sintonia de pensamento :))) Vamos juntar um grupo e passar uns belos dias a curtir Pirin e o Lucky Bansko Spa & Relaxxxxxxxxxx :))))

  7. VITÓRIA

    Uau!! Adorei o visual.. Não imaginava que a Bulgária era tão linda.
    Fiquei encantada com as montanhas e confesso: quero conhecer tbm💜

    1. Rui Batista

      Vitória, a Bulgária é MESMO surpreendente 🙂 Beijinho e boas viagens…

  8. Patricia Brito Câmara

    Sem dúvida um país que está na nossa lista de viagens! Obrigado pela partilha para nos lembrar que não podemos demorar muito a visitar a Bulgária!

    1. Rui Batista

      Patrícia, o capitalismo está a chegar… e o atual modo de vida, imutável nas regiões mais rurais, pode não permanecer imutável muitos mais anos. É planear uma visita a este belo país… bkjsss e boas viagens…

  9. Andrea

    As fotos estão incríveis e levam a gente ao lugar…muito legal mesmo. Parabéns pelo post.

    1. Rui Batista

      Obrigado, Andrea 🙂 Beijinho e boas viagens…

  10. Flávia Donohoe

    como sempre, encantada pelos seus textos, a Bulgária está nos planos, e essa cidade de Pirin, parece um grande destino pra explorar!

    1. Rui Batista

      Obrigado, Flávia 🙂 Aguardo por ver as tuas aventuras por lá… Beijinho e boas viagens…

  11. Martinha

    Que lindo! Estive uma vez na Bulgária e me encantei. Nunca tinha ouvido falar em Pirin. Mas já coloquei na lista. Amei seu texto e fotos. =)

    1. Rui Batista

      Obrigado, Martinha 🙂 Beijinho e boas viagens…

  12. Leo Vidal

    O local em si já é um convite ao relaxamento com essas paisagem incrível. Completando nesse hotel que parece ser incrível, a experiência no destino fica mais que completa.

    1. Rui Batista

      É isso mesmo, Leo. Foi uma experiência bem estimulante. Beijinho e boas viagens…

  13. klecia

    Que lugar dos sonhos! A bulgaria me surpreendeu pelas lindas paisagens, aguas cristalinas. bem o tipo de lugar que adoro visitar!

    1. Rui Batista

      Klecia, é realmente uma surpresa… e pouca gente a escolhe para viajar. Beijinho e boas aventuras…

  14. Itamar Japa

    Caramba, mais um destino que jamais tinha ouvido falar e nem sequer imagina a existência! Mais uma vez encantado com tamanha beleza do local e de seu texto! 🙂

    1. Rui Batista

      Itamar, o Mundo é o “culpado”. Tem demasiados destinos interessantes 🙂 Abraço e boas viagens!

  15. Xie Jinyu

    Os lagos dentro da montanha sao lindos demais!! Um bom lugar para relaxar e esquecer tudo mal na vida!

    1. Rui Batista

      Nem mais, Xie Jinyu 🙂 Continuação de boas aventuras pelo Mundo…

  16. Viviane Carneiro

    Nossa… que lugar mais lindo e que fotos maravilhosas!!! Adorei o post e o relato! Deve ter sido realmente uma experiência incrível.

    1. Rui Batista

      Foi mesmo, Viviane. Um dia aventura-te por lá… Beijinho e boas viagens…

  17. Pedro Henriques

    Na minha curta passagem pela Bulgária estive a pensar em passar por essa região, ao ver as fotos vejo o que perdi eheheh. Grande abraço!

    1. Rui Batista

      Pedro Henriques, estou certo que encontraste outros lugares estimulantes. Mas, voltando, não percas mesmo 🙂 Nem os sete lagos de Rila…

  18. Luakfs

    Rui, é sempre um prazer ler seus textos! Fico encantada por qualquer lugar que vc relata haha Confesso que a Bulgária realmente nao estava nos meus planos e nem imaginava que ela tinha tantas belezas <3

    1. Rui Batista

      Obrigado pela gentileza, Luana 🙂 Um dia atreve-te pela Europa menos turística… vais ficar (muito agradavelmente) surpreendida… bjks e boas viagens…

  19. Michela Borges Nunes

    Como você mesmo diz, para um amante da natureza este lugar é um prato cheio, hein? Que lugar lindo! E eu amei o hotel. Na mesma viagem une-se a natureza, o rústico, com o charme e conforto deste hotel maravilhoso. Gostei!

    1. Rui Batista

      É mesmo isso, Michela. Juntar TUDO numa bela experiência 🙂 Beijinho e boas viagens…

  20. Analuiza (Espiando Pelo Mundo)

    Uma maravilha da natureza, que guarda lendas, segredos e mistérios e que enfeitiçam a toda gente?! Não poderia amar mais, mesmo sem nunca ter posto os meus pés aí.

    2000 tipos de animais?! “Sem tempo. Sem pressa. Saboreando profundamente cada passo.” – meu tipo de passeio; segui junto com você nesta caminhada. Foi muito bom! Desconfiei da frescura confortável das águas: pareceram-me geladas!!!! rsrsrs

    Prefiro as cidades de formosura histórica às cheias de deslumbre… Ahhhh! E aquele spa… Foi uma viagem das mais interessantes esta que acabei de fazer, bem aqui, sem sair de casa…

    1. Rui Batista

      Analuiza, que bom que temos gostos semelhantes 🙂 Um beijo e belas explorações Espiando pelo Mundo…

  21. Ana Carolina Miranda

    Rui adorei sua história. Que lugar mais lindo, hein! Adoraria conhecer, pois estar perto da natureza é tudo de bom.

    1. Rui Batista

      Obrigado, Ana Carolina. Lugares belos e inspiradores só têm de dar boas histórias 🙂 beijinho e boas viagens…

  22. Rayane

    Estava com saudades de viajar contigo lendo seus posts!
    A Bulgária é um destino que morro de vontade de conhecer e essa vontade se intensificou vendo essas incríveis fotos. Que lugar sensacional!
    Obrigada por compartilhar!

    1. Rui Batista

      Rayane, quanta simpatia 🙂 Obrigado pelas palavras. Valiosas, vindas de ti. Coloca a Bulgária na tua lista e terás acesso a uma Europa bem diferente da tradicional. Beijinho e boas viagens…

  23. Paula Marques

    Hummmm gostei 😉 fiquei cheia de vontade de conhecer o pais e o hotel claro 😉

    1. Rui Batista

      Vontade… é o primeiro passo para concretizar o sonho, Paula 🙂 Beijinho e boas viagens…

  24. Joaquim Barreira

    Paisagens fantásticas e, pelos vistos, infraestruturas muito boas. Gostava de conhecer.

    1. Rui Batista

      Joaquim, estamos em sintonia 🙂 O sonho comanda a vida… abraço e boas viagens!

  25. Edson Amorina Jr

    Bulgária é um lugar que pensamos ainda em visitar, muito bom texto, Rui. Pra variar… rs E que lugares lindos.

    1. Rui Batista

      Edson, mete na tua lista 🙂 É um país com “selo de qualidade” 🙂 Abraço, obrigado e boas viagens!

  26. Fabia Fuzeti

    Uau, que lugar fora de série! As paisagens, as montanhas… tudo encantador! E o clima que você descreve parece muito interessante, dá vontade de visitar! Esse hotel fecha tudo com chave de ouro 🙂

    1. Rui Batista

      Ainda bem que gostaste, Fabia 🙂 Eu ADOREI. Sem dúvida, voltarei para desbravar mais desta maravilha…

  27. Adriana Magalhães

    Depois de tanto andar, um luxo ficar num hotel maravilhoso assim, hein? amei o relato

    1. Rui Batista

      Sim, Adriana, também temos de nos mimar em viagem 🙂 Beijinho e boas aventuras…

  28. Laís

    Impressionante a beleza da Bulgária, porém mais interessante ainda ficou lendo seu relato, onde a gente mergulha junto na história e na intensidade das sensações que você passa. Parabéns por conseguir transmitir de tal forma! O hotel é incrível, preciso de um desse pra já! rsrsrs

    1. Rui Batista

      Laís, obrigado pela tua gentileza 🙂 Ainda bem que gostaste. Mete-te a caminho… é boa-cura para tudo o que possas imaginar :)))

  29. Diego Arena

    Adoro entrar no seu site e ver o jeito que conta dos lugares. Adorei conhecer um pouco mais sobre a Bulgária. Parece mesmo um lugar incrível. Obrigado!

    1. Rui Batista

      Obrigado EU pelas tuas palavras, Diego 🙂 Um grande abraço e boas aventuras no Mundo!

    1. Rui Batista

      Ainda bem que gostaste, Lulu Freitas. Que um dia te inspire a conhecer. Beijinho e boas viagens…

  30. Beneth Santana Torquato

    Que lugar fantástico! Visitei alguns países dos Balcãs, e essa é sem dúvida a região que mais gosto da Europa. Quero voltar para conhecer os países que faltam e depois de ver esse post, a Bulgária com certeza será prioridade.

    1. Rui Batista

      Beneth, também é das minhas zonas favoritas da Europa. Boa sorte na sua exploração 🙂 Abraço e boas viagens…

  31. Vanessa Macagnan

    Nossa, nunca imaginei que a Bugária pudesse ser tão interessante assim…seu post me fez “viajar”, adorei…

    1. Rui Batista

      Obrigado, Vanessa 🙂 Um beijinho e boas viagens…

  32. Eliana Carapetcov

    A Bulgária,terra de meus avós tive a oportunidade de conhecer é linda mesmo,como meus avós diziam é um pedaço do paraíso na terra.
    As pessoas geralmente quando vão escolher um país para conhecer imagino que jamais passa pela cabeça a Bulgária, mas quem vai não quer mais voltar…

    1. Rui Batista

      Eliana, a Bulgária é um dos meus destinos favoritos na Europa… há imenso para conhecer, explorar, para nos maravilharmos… 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lançamento livro

“BORN FREEE – O Mundo é uma Aventura”

Este é o primeiro livro de um autor português, Rui Barbosa Batista, que nos leva a viajar por mais de 50 países, dos cinco Continentes, não em formato de guia, mas antes em 348 inspiradoras páginas, 24 das quais com fotografias (81).